Pertech

28e34bdc-f24d-44d0-873d-e3f2badcf41e

ADRENALINA, DIVERSÃO E SEGURANÇA! ​

SAIBA O MELHOR MATERIAL PARA O SEU PROJETO DE PISTA DE SKATE.​

QUER FAZER UM PROJETO DE PISTA DE SKATE? SABE QUAL O MELHOR TIPO DE PISTA PARA A SUA NECESSIDADE? QUAL MATERIAL ESCOLHER PARA CONSTRUIR PISTA DE SKATE E FACILITAR A PRÁTICA DESSE ESPORTE? NÓS TE CONTAREMOS NESTE ARTIGO.

Segundo pesquisa realizada em 2003 pelo Atlas do Esporte no Brasil, já naquela época o skate figurava entre os esportes mais praticados no país. Se há quase 20 anos o número de amantes da modalidade já era representativo, imagina com o crescimento acelerado das grandes metrópoles? Hoje é muito comum encontrar pistas de skate nas ruas, parques, eventos e até em locais reservados para a prática profissional. Somado a isso, com a estreia do skate nas Olimpíadas de Tóquio 2020, inclusive com brasileiros ganhando medalhas (Rayssa Leal, Kelvin Hoefler e Pedro Barros conquistaram a prata), o esporte teve uma visibilidade poucas vezes vista em território nacional, e a tendência é um aumento significativo na procura por uma pista de skate.

Esse contexto desperta o interesse de muitas instituições públicas e privadas em estimular o desenvolvimento do skate e outras modalidades radicais pelo país, seja construindo áreas reservadas para sua prática, seja organizando eventos para popularizar ainda mais esses esportes. Para todos os casos, o primeiro passo é entender um pouco mais o “terreno”, no que pensar antes de tirar do papel um projeto de pista de skate, patins e BMX. Daremos algumas dicas importantes a seguir:

Tipos de pista de skate

A criatividade não tem limite na hora de construir pista de skate. De obstáculos da própria rua a locais planejados, a diversão é garantida para os apaixonados pelo esporte. Para quem quer desenvolver um projeto de pista de skate, é necessário conhecer as possibilidades, e são várias!

  • Half Pipe / Vert (Vertical): Esse tipo de pista é um dos mais conhecidos. São aquelas famosas rampas em formato de “U”, onde a pessoa faz altas manobras aéreas continuamente de um lado e do outro. Muito utilizadas em competições e por praticantes mais experientes.
  • Mini Ramp: Essa pista é muito bacana para iniciantes na modalidade. Trata-se também de uma pista em formato “U”, mas com altura bem menor. Por ocupar pouco espaço, pode ser facilmente implementada em diferentes locais.
  • Pump Track: Uma pista em formato de circuito, repleta de rampas e ondas, muito utilizada por praticantes de BMX. No entanto, skatistas e patinadores também costumam se aventurar bastante nas pump tracks.  
  • Street: Esse tipo de pista simula diversos obstáculos das ruas, como corrimãos, rampas e escadas. Aqui o céu é o limite para o seu projeto de pista de skate. Foi justamente esta modalidade que trouxe duas medalhas para o Brasil nas Olimpíadas de Tóquio 2020. 
  • Mega Rampa: Pista para quem gosta da adrenalina ao máximo. É o que há de mais gigantesco em relação a pistas de skate. Um exemplo famoso é a Mega Rampa que o Skatista Brasileiro Bob Burnquist tem em sua casa nos Estados Unidos.

Qual o melhor material para o seu projeto de pista de skate?

Se você busca um material resistente e seguro para cobrir as pistas de skate, com ótima aderência para o contato das rodinhas, a resposta é o laminado estrutural de alta pressão (TS) da Pertech. Todas as rampas das opções de pista listadas anteriormente podem ser fabricadas com estruturas de madeira ou metal reforçadas. Após a montagem da estrutura base, aplica-se na superfície um laminado de espessura 5 mm, com uma fórmula exclusiva que permite seu uso em rampas de skate, patins e BMX. O laminado TS é facilmente maleável, aderindo muito bem às curvas características do seu projeto de pista de skate, além de ter um design moderno e agradável, com uma coloração que permite, inclusive, destacar adesivos caso os praticantes queiram personalizar a pista.

Além da rigidez, revestir pistas com laminado de alta densidade apresenta outras vantagens. O material tem resistência a impactos, à umidade, ao desgaste, a manchas, a altas temperaturas e à maresia. É fácil de limpar e não sofre alterações de tonalidade ou deformações com o tempo. Outro benefício, que chama a atenção de diversas empresas de eventos para a modalidade, é que pistas de skate com laminados podem ser facilmente desmontadas e remontadas em diferentes locais.

Hoje, para quem quer se aventurar no esporte, seja por hobby, questões de saúde ou até para se tornar um profissional, a segurança é indispensável. A qualidade do local onde se pratica é tão importante quanto capacete, joelheira, luvas ou cotoveleiras. Por isso, com a alta procura, a preocupação com pistas que proporcionam uma diversão segura também será crescente, e saber escolher o tipo de pista e o melhor material para sua confecção é fundamental. 

Conte com a Pertech para tirar o seu projeto de pista de skate do papel. Confira abaixo alguns dos projetos “radicais” revestidos com o nosso laminado TS.

Verificar com a Pertech local das fotos para inserir a legenda das imagens. 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Facebook
Instagram
YouTube
Pinterest